A denominação "emérito" que será adotada por Bento XVI após a renúncia tem significado claro na Igreja: aposentado.
![]() |
Grades bastariam? |
O papa aposentado continuará a ser tratado como Sua Santidade, portanto, ainda tido como o representante de Deus na Terra.
Serão duas santidades ocupando o mesmo espaço físico pela primeira vez em toda a história do cristianismo desenvolvido em Roma.
Em renúncias ou deposições anteriores, os papas eram isolados em regiões à época distantes de Roma e enclausurados, dos quais não se ouvia mais qualquer palavra.
É possível isso hoje? Qual o conceito de clausura na era da quebra de privacidade e da comunicação à longa distância em tempo real, quando tem se mostrado difícil mesmo isolar condenados judiciais?
O Vaticano manteve durante um longo período a terceira previsão de Fátima, mas agora ruiu diante do vazamento de documentos sobre desvios na instituição, em um movimento claro de divisão política brutal.
O sucessor a ser escolhido no conclave, independentemente de qual grupo venha, terá de saída uma questão dura a tratar: Deixar claro que não é influenciado ou simples testa de ferro de Ratzinger, ou controlar a corrente adversária, que poderia fazer do mosteiro a abrigar Sua Santidade Emérita de ponto de peregrinação subversiva.
0 Comentários