Agropecuária lidera expansão com alta de 12,2%, enquanto serviços avançam 0,3% no primeiro trimestre do ano
Foto: Iván Cauich |
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou crescimento robusto de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao trimestre anterior, impulsionado principalmente pelo excelente desempenho do setor agropecuário, que registrou expressiva alta de 12,2%.
O resultado, divulgado hoje pelo IBGE, demonstra a resiliência da economia nacional. O setor de serviços manteve trajetória positiva com crescimento de 0,3%, enquanto a indústria apresentou leve recuo de 0,1%.
Entre os destaques positivos do trimestre, o segmento de Informação e Comunicação registrou crescimento de 3,0%. As Indústrias Extrativas também apresentaram desempenho favorável, com alta de 2,1%.
No consumo, as famílias brasileiras aumentaram seus gastos em 1,0%, sinalizando melhora na confiança dos consumidores. Os investimentos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo, cresceram expressivos 3,1%.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB avançou 2,9%, acumulando crescimento de 3,5% nos últimos quatro trimestres.
O resultado foi impulsionado pelo desempenho positivo de setores-chave como agricultura, que cresceu 10,2%, beneficiada pela excelente safra de grãos, com destaque para soja (13,3%) e milho (11,8%).
Veja também: Brasil tem número recorde de empregos formais
0 Comentários