Brasileiro de 19 anos vence torneio inédito e salta para o 28º lugar no ranking mundial
| João Fonseca na final (ATP/reprodução) |
O carioca João Fonseca conquistou neste domingo (26/10) o maior título de sua carreira ao vencer o ATP 500 de Basileia, na Suíça. O tenista de apenas 19 anos derrotou o espanhol Alejandro Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em apenas uma hora e 25 minutos de partida.
Este é o quarto título de João na temporada, mas o primeiro em nível ATP 500, terceiro mais importante do circuito mundial. A conquista renderá 500 pontos ao brasileiro, que saltará do 46º para o 28º lugar no ranking da ATP – uma escalada impressionante para quem começou o ano na 145ª posição.
O título marca o maior triunfo de um brasileiro em simples desde 2001, quando Gustavo Kuerten venceu o ATP 1000 de Cincinnati. João, nascido em 2005, sequer era nascido quando Guga fez história. Na final, o jovem carioca mostrou segurança, fez sete aces e não perdeu nenhum game de serviço contra Fokina.
O jogador dedicou a conquista à mãe, que voou da França com o pai e tios do atleta para a Suíça quando soube que o filho disputaria a final. Ela acompanhava João desde o início da carreira a todos os jogos. Por pouco, não perdeu o mais importante de todos.
Já nesta segunda-feira (27/10), João estreia no ATP 1000 de Paris contra o canadense Denis Shapovalov, adversário que já superou nas quartas de final em Basileia.
0 Comentários