Kerouac, 90

Se o sistema cai, qualquer que seja, parece que o mundo para de funcionar. Os usuários se desorientam e se irritam. E, há menos de 40 anos, derrubar o sistema era a ordem da juventude. A rebeldia grudou na alma mesmo de gente que chegou a lutar muito pela manutenção do sistema nos anos seguintes, como confessou Steve Jobs. Um nome traduz todo o conceito.Vivo estivesse, Jack Kerouac completaria hoje 90 anos.
Kerouac: fundamental,ultrapassado e necessário
 O escritor norte-americano é a maior referência dos beatniks, integrantes da chamada geração beat, - frase cunhada por Kerouak para designar o embrião da contra-cultura que desaguaria no movimento hippie, a onda revolucionária final  da geração que resolveu emparedar o conformismo, o stablishment  e criar alternativas de cultura e comportamento.
Rota 66, estrada que corta os Estados Unidos no sentido Leste-Oeste se tornou mitológica graças aos livros de Kerouac, onde estão narradas de forma visceral as viagens feitas com amigos ao longo de 7 anos.
O amigo de Alen Ginsburg e William Burroughs, ícones da literatura contestadora, não pensava para construir sua narrativa. Vomitava o texto sem pontuação nem parágrafos em rolos de papel inseridos na máquina de escrever para que não perdesse tempo na troca das folhas. Segundos editores da época, seu mais famoso romance “On the Road” (Pé na estrada, em versão brasileira) foi escrito em 3 semanas.
Beberrão, agitado e mambembe, seu aparente niilismo e desapego material norteou a moda e o ar blasé da juventude dos anos 50 até o início dos 60.
Caótico, porém católico, Kerouac lançou na roda de intelectuais e artistas nova-iorquinos da época a visão budista e a meditação, por um lado, e o consumo de drogas como caminho de libertação, por outro, mas mostrou apego aos princípios ao tentar dois casamentos e levar a mãe para junto dele até a morte, na Flórida, em outubro de 1969.
O questionamento e a coragem de nadar contra a corrente se tornaram anacrônicos. Kerouac virou farsa nas boutiques tribais e nos anti-ansiolíticos de massa. Mas ele foi fundamental para o sistema tomar a forma que tem. E o conforto entediante deste início de século denota o quão ele é necessário.

Postar um comentário

0 Comentários