EX MACHINA

Economia


Gráfico Dow Jones intraday (03/03/2020)


Dólar passando a barreira dos R$ 4,50 em mercado acionário escorrendo. Recorro ao Preto Véio, o analista financeiro que tenho como mais confiável desde 2007. Só ele, porque, afinal, o corte de 0,5% nos juros americanos e as informações de que o Corona já estaria em fase domesticação acalmariam os agentes do mercado.

-  Deus ex machina, mizifio, tempo de grandes realizações!

As oscilações desumanas, tão velozes e espetaculares, indicam os algoritmos no comando. Em 2008, depois da contaminação da economia real, via subprimes, e o Lehman Brothers a centavos, foi que o então presidente Bush telefonou a Wall Street pedindo que desligassem os bots até que juntassem os cacos.

É o novo normal, não (ainda) o fim do mundo. Da mínima de junho/19, o índice Dow Jones bateu recorde e devolveu tudo nos últimos 9 dias. Com precisão matemática, sem o dedo do homem.
Dow Jones: gráfico diário                        Elaboração: Lívio Lamarca

O Ibovespa espelha o Dow Jones, mas agora com o agravante das inseguranças políticas e econômicas causadas por embates entre os poderes e declarações desastrosas da entourage não menos desumana do governo. 

Postar um comentário

0 Comentários