Guerra cibernética

 



A chinesa DeepSeek alvoroça os índices mundiais de ações de tecnologia com a quebra do paradigma de alto consumo de energia e custo no desenvolvimento de IA. Da Nvidia à Microsoft, tudo no setor escrito em alfabeto digital despencou nos mercados dos Estados Unidos e da Europa.

A imprensa especializada no mercado financeiro, como Bloomberg e Financial Times, calcularam a perda das empresas de tecnologia nesta segunda-feira (27/01) em mais de U$ 1 trilhão.

  • Todas as ações das empresas de tecnologia dos EUA caíram significativamente, com a Nvidia perdendo cerca de U$ 600 bilhões. Oracle, Meta, Microsoft e Alphabet também foram afetadas.
Queda das ações da Nvidia na Nasdaq

 Principais Perdas no Mercado por efeito da DeepSeek

Nvidia: A fabricante de chips para IA foi a mais atingida, com queda de 16% em um único dia, eliminando US$ 588,8 bilhões de seu valor de mercado — o maior prejuízo diário já registrado por uma empresa na história.
Meta (-3,3%), Alphabet (-4,35%), Microsoft (-2,43%) e Amazon (-1,23%) também tiveram quedas significativas.
Oracle despencou 15,96%, e empresas de semicondutores como Micron (-8%) e AMD (-9%) foram impactadas.

Impacto do DeepSeek nos Índices Globais


  • Nasdaq: Recuou 3,5%, refletindo a pressão sobre o setor de tecnologia.

  • S&P 500: Queda de 1,75%, com o setor de tecnologia representando cerca de 45% do índice.

  • Europa: O índice Stoxx 600 caiu 0,04%, enquanto o DAX (Alemanha) recuou 0,53%, influenciado pelo temor de perda de relevância das empresas ocidentais em IA.


Empresas ligadas a data centers, como Constellation Energy (-21%) e Vistra (-28%), também caíram, já que a eficiência da DeepSeek sugere menor demanda por energia. 
Os números foram apurados pela CNN Internacional, G1 e Valor Econômico.

Após se tornar um hit entre os apps baixados nos Estados Unidos, o cadastramento foi suspenso por um tempo por causa, segundo a empresa, de um ataque cibernético -acessos simultâneos o bastante para travar o aplicativo.

O que fez a DeepSeek


A startup chinesa DeepSeek lançou na semana passada um chatbot de inteligência artificial que se mostrou competitivo com modelos da OpenAI, como o ChatGPT, e com custos significativamente menores. O modelo lançado, o R-1, é baseado no DeepSeek-V3, com desempenho superior em várias métricas comparado a outros modelos de IA, como o Qwen e o GPT-4. O app do R1 alcançou o topo da Apple App Store e de rankings de chatbots IA, superando o ChatGPT.

Detalhes sobre a DeepSeek

A empresa, fundada em 2023, lançou o modelo DeepSeek Coder gratuitamente para uso comercial e totalmente de código aberto. O modelo DeepSeek LLM foi dimensionado para até 67 bilhões de parâmetros.
A DeepSeek usou um cluster de mais de 2 mil chips Nvidia para treinar seu modelo V3, em comparação com cerca de 16 mil de chips normalmente usados para modelos de tamanho semelhante.
A criatividade da startup foi em resposta às ações do governo norte-americano para frear o acesso dos chineses aos chips de ponta, na tentativa de impedir o desenvolvimento da IA ao nível das líderes estadunidenses. 

O chatbot com o mesmo desempenho das líderes teria custado de U$6 milhões, valor irrisório quando comparado à concorrência,  que ultrapassou a casa dos centenas de milhões de dólares. 
O Vale do Silício, reduto das big techs, se queda abismada, e ainda questiona se o valor gasto foi mesmo assim tão baixo, de acordo com veículos especializados em tecnologia. 

  • Não bastasse a superação tecnológica e econômica, a IA da DeepSeek é uma tacada política e tanto na autoestima do MAGA, pois a China promete entregar um grande avanço baratinho, baratinho.

Em tempo: Na organização deste texto foi utilizado o modelo V3 R- do DeepSeek em português.

Postar um comentário

0 Comentários