Brasil aprova primeira vacina de dose única contra dengue do mundo

Butantan-DV apresenta eficácia de 74,7% e será distribuída gratuitamente pelo SUS no ano que vem.

Insituto Butantan (reprodução)


O Brasil acaba de dar um passo histórico no combate à dengue com a aprovação da Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a doença no mundo. Desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, através de articulação do Ministério da Saúde, o novo imunizante representa um avanço significativo na prevenção da dengue no país.


A vacina utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, a mesma empregada com segurança em outros imunizantes já amplamente utilizados no Brasil, como as vacinas tríplice viral, febre amarela, poliomielite e algumas versões da vacina contra gripe. Esta tecnologia consolidada garante tanto a eficácia quanto a segurança do novo produto.


De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV demonstrou eficácia global de 74,7% na prevenção de dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos, o que significa que a vacina evitou a doença em aproximadamente três a cada quatro casos. Ainda mais impressionante é a proteção de 89% contra formas graves da doença e casos com sinais de alarme, oferecendo uma barreira robusta contra as complicações mais sérias da dengue.


A incorporação da Butantan-DV ao Programa Nacional de Imunização (PNI) marca o início de uma nova era no enfrentamento da dengue no Brasil. O Instituto Butantan já possui 1 milhão de doses prontas para distribuição gratuita pelo SUS, com a ambiciosa meta de disponibilizar mais de 30 milhões de doses até meados de 2026, ampliando significativamente o acesso da população brasileira a esta proteção essencial.

Postar um comentário

0 Comentários