O presidente do Banco Central dizer que a inflação vai cair, projetar índices para o fim de 2012, soa como mais uma daquelas teses de economistas, que senão se concretizarem,terão uma justificativa.
A base da projeção, a economia mundial, é incógnita. Socorrer o Banco Dexia aponta para um lado na economia. Para o mercado, pode ser sinal de que outros bancos já podem expor suas fragilidades.
Podem: ninguém sabe mais nada sobre ninguém desde que se descobriu que todos mentiam em seus balanços. Desde a Enron, estopim mal percebido da crise de 2008, até o calote do governo grego. Sem deixar de passar por aqui, com a pulverização da Sadia e da Aracruz.
O mercado atua com a estratégia de blefe no momento, fazendo apostas curtas e invertando posições ao menor sinal negativo, com oportunidades de faturar como nunca. Indiferente, impávida que nem Muhammad Ali, diria Caetano Veloso.
Uma é coisa é uma coisa, e outra é mais outra ainda: acreditar que que o BC está fazendo jogo de cena para implementar uma política de inflação mais alta para justificar crescimento é querer que todos acreditem que o PT vai jogar por terra a oportunidade de democraticamente exercer o poder por, no mínimo, 20 anos.
0 Comentários