Ah,os números, quem sabe?

Economia

A associação dos lojistas de shoppings anunciou queda real de 1% nas vendas  no mês de Natal, até o dia 24.

Em 2014 houve aumento de 3% no período em relação ao ano anterior, o último da chamada bonança. Pois bem, se 2013 é igual a 100%, 2014 foi 103%.  Menos 1% deste total, os shoppings venderam volume de 101,97% comparado a 2013. Segundo a Alshop, o pior resultado em 10 anos.

Desconfiança

  A queda é atribuída à desconfiança e ao dólar. Levando-se em consideração a contração no emprego temporário nesta época, 30,4% menos, segundo os lojistas, a desconfiança maior foi deles. Quem sabe o consumidor não foi mal atendido, uma vez que a venda pela internet superou a expectativa?

 De acordo com a E-bit/Buscapé, houve crescimento de 26% em relação ao ano passado.  Terá sido acomodação, novidade no comportamento do consumidor ou preço, mais em conta também por não embutir os gastos das lojas físicas?

Quem sabe o real impacto do dólar sobre o estoque alto desde o início do ano nas lojas?

Crise

O funil da alastrada crise se estreita no desemprego e na inflação. Em meados do ano o comércio reclamava queda no volume de vendas de 7%, com faturamento 1% maior. Quem sabe o faturamento dos shoppings no natal não reflita mais fielmente o varejo? O consumidor pode estar mais atento ao valor do dinheiro, quem sabe?


No modelo “pra frente é que se anda”, temos aí uma recessão. Mas talvez haja mais especulação sobre a demanda do que a sociedade pode ou está a fim de suportar, com redução de vagas no mercado de trabalho ampliada artificialmente. Avaliações rasteiras e análises corporativistas são vícios da década de 80. É andar para trás.