Economia
A associação dos lojistas de shoppings anunciou queda real
de 1% nas vendas no mês de Natal, até o
dia 24.
Em 2014 houve aumento de 3% no período em relação ao ano anterior, o
último da chamada bonança. Pois bem, se 2013 é igual a 100%, 2014 foi
103%. Menos 1% deste total, os shoppings
venderam volume de 101,97% comparado a 2013. Segundo a Alshop, o pior resultado
em 10 anos.
Desconfiança
A queda é atribuída
à desconfiança e ao dólar. Levando-se em consideração a contração no emprego
temporário nesta época, 30,4% menos, segundo os lojistas, a desconfiança maior
foi deles. Quem sabe o consumidor não foi mal atendido, uma vez que a venda pela
internet superou a expectativa?
De acordo com a
E-bit/Buscapé, houve crescimento de 26% em relação ao ano passado. Terá sido acomodação, novidade no
comportamento do consumidor ou preço, mais em conta também por não embutir os
gastos das lojas físicas?
Quem sabe o real impacto do dólar sobre o estoque alto desde o início do ano nas lojas?
Quem sabe o real impacto do dólar sobre o estoque alto desde o início do ano nas lojas?
Crise
O funil da alastrada crise se estreita no desemprego e na
inflação. Em meados do ano o comércio reclamava queda no volume de vendas de
7%, com faturamento 1% maior. Quem sabe o faturamento dos shoppings no natal não
reflita mais fielmente o varejo? O consumidor pode estar mais atento ao valor
do dinheiro, quem sabe?
No modelo “pra frente é que se anda”, temos aí uma recessão.
Mas talvez haja mais especulação sobre a demanda do que a sociedade pode ou
está a fim de suportar, com redução de vagas no mercado de trabalho ampliada artificialmente.
Avaliações rasteiras e análises corporativistas são vícios da década de 80. É andar para trás.