A campeã na berlinda


O pecuarista capixaba Gileno Alves Soares está tiririca com o grupo JBS.
Acusado de não entregar bois vendidos a um dos frigoríficos do grupo – descobriu-se depois que os empregados erraram o endereço do local, segundo seu advogado – ele entrou hoje na Comissão de Valores Mobiliários – CVM com uma representação contra práticas de oligopólio. Nessa, acusa ainda a empresa de lesar acionistas, de falsificação de atas do Conselho, e, de quebra, envolve o Ministro Henrique Meirelles.

Geraldo Dontal, do Rural para o JBS
O maior frigorífico do mundo teria criado uma operação financeira para transferir os lucros da empresa de capital aberto para um banco em nome da família dos controladores.  A operação teria ocorrido sem o conhecimento dos sócios. O BNDES é o segundo maior acionista da JBS, com 20,36% das ações. A caixa Econômica Federal, 6,92%.

O Banco JBS foi criado em 2008 e ficava na mesma sede da empresa, no número 500 da marginal Tietê, em São Paulo. O presidente era Geraldo Dontal, ex-diretor do extinto Banco Rural e condenado no escândalo do mensalão. O Presidente do Banco Central na época era o hoje ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Meirelles, o onipresente
Meirelles deixou o BC em 2011 e assumiu em 2012 a presidência do Conselho da J & F, holding controladora do banco e do frigorífico. A relação suspeita entre as duas empresas havia sido denunciada ao Banco Central em 2010.
Sob sua administração, a sede do banco foi transferida para o número 66 da marginal Pinheiros, a poucos quilômetros de distância da sede da JBS. Também mudou o nome para Banco Original.  

Na representação à CVM, o fazendeiro afirma que o Conselho fiscal da JBS falsificou documentos assinados por um presidente fictício para dar fachada legal à operação.  Assina as atas apresentadas ao mercado Emerson Caballero.

O BNDES na semana passada vetou a tentativa do grupo de transferir a sede da empresa para a Irlanda, a fim de pagar menos impostos.A JBS é uma das mais bem sucedidas campeãs nacionais criadas pelo governo Lula. Desde que foi para a berlinda, suas ações despencaram.

 O grupo JBS se limitou a responder que JBS e Banco Original são empresas distintas, e que a denúncia é equivocada.  O Banco Original não respondeu até a publicação desta matéria.

A denúncia, com pedido de apuração do envolvimento do Banco Central , deverá ser encaminhada à Polícia Federal na semana que vem.