Crescimento alimenta pessimismo do mercado
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,90% em janeiro de 2025, superando a projeção do mercado, que estimava uma alta de 0,22%. O resultado indica um início de ano mais forte para a economia brasileira.
Oque é IBC-BR
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil foi criado como meio de avaliar ritmo do crescimento da economia. É uma antecipação do PIB – Produto Interno Bruto, a some de bens e serviços produzidos pelo país. O cálculo é levado em consideração na definição da taxa de juros, a Selic. Investidores estrangeiros acompanham o índice para decidir sobre os investimentos, incluindo montante e prazo.
O que significa o ritmo indicado pelo IBC-BR?
O ritmo bem acima do esperado pelo mercado parte de uma base bem baixa, o que revela uma força realmente surpreendente.
O IBC-BR de dezembro de 2024, já revisado pelo BC, foi uma retração, - 0,60%.
Para o pensamento predominante no mercado, o crescimento volta a patamar insustentável, o que significa aumento da inflação e, consequentemente, dos juros.
Trocando em miúdos, o governo continuará pressionado a cortar despesas, conter custos e investimentos.
O crescimento apurado até aqui não contaminou ainda os setores produtivo e financeiro. O histórico do país, de malogro sempre que tenta atiçar o espírito animal do mercado, indica mais projeções pessimistas à frente.
0 Comentários