Medida visa conter uso irracional das "canetas", medicamentos para diabetes e emagrecimento; regra entra em vigor em 60 dias
Foto:Rafa Neddermeyer /Ag. Brasil
As novas regras são para farmácias e consumidores.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, que farmácias devem reter o receituário médico no momento da venda de medicamentos como Ozempic, Saxenda e Wegovy — usados para diabetes tipo 2 e emagrecimento.
As receitas, que já eram exigidas, agora precisarão ter duas vias e validade de 90 dias, além de serem registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
A decisão ocorre em meio à alta demanda por esses fármacos, impulsionada por redes sociais e uso off-label para emagrecimento rápido. Em 2023, o Ozempic liderou a lista de remédios com falta temporária em farmácias.
Controle contra uso indevido e proteção à saúde
A medida, anunciada nesta quarta-feira (16), busca frear o "consumo irracional" desses medicamentos, que têm sido usados sem acompanhamento médico adequado. Segundo a Anvisa, a retenção das receitas permitirá rastreamento eficaz e evitará riscos à saúde pública, como efeitos colaterais graves. A regra valerá 60 dias após publicação no Diário Oficial, prevista para os próximos dias.
(Fonte: Anvisa)
0 Comentários