Presidente barra integralmente PL da Dosimetria no aniversário dos ataques ao Planalto, Congresso e STF
| Lula ao fim da cerimônia pelo 8 de janeiro (Bruno Peres/Agência Brasil) |
O presidente Lula vetou nesta quinta-feira (8/1) o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional.
O texto previa redução de penas para condenados pelos atos antidemocráticos de janeiro e pela tentativa de golpe. O anúncio ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto que marca três anos dos ataques.
De forma indireta, o presidente rebateu acusações da oposição de perseguição política ao bolsonarismo. Sem citar nomes, criticou a atuação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro pela articulação de medidas prejudiciais política e economicamente ao Brasil pelos Estados Unidos.
Lula destacou que os réus tiveram ampla defesa e foram condenados com base em "provas robustas". Elogiou a atuação do STF e citou o poeta George Santayana ao defender a memória histórica. Com o veto, o projeto retorna ao Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo com maioria absoluta.
O discurso presidencial instilou parlamentares da extrema-direita e da direita a articularem movimentações na direção da derrubada do veto presidencial. Lula fora advertido desta possibilidade por assessores e correligionários, mas bancou o enfrentamento.
O lance do presidencial no tabuleiro das eleições antecipadas tem ares de lançamento oficial da campanha à reeleição. O STF, convidado para a cerimônia, não foi representado por nenhum dos ministros.
0 Comentários