Estados Unidos negam visto a Hugo Calderano por viagem a Cuba para disputas internacionais
Calderano, non grato nos EUA (repdrodução/ITTF) |
A truculência da era Trump desvaloriza também o esporte nos Estados Unidos.
O mesatenista brasileiro, considerado o maior jogador das Américas, não disputa o WTT Grand Smash Estados Unidos devido a um impedimento burocrático para entrada no país. A competição começou nesta quinta-feira (3/7), em Las Vegas.
Como possui cidadania portuguesa, ele necessitaria apenas informar a sua entrada nos Estados Unidos por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem -ESTA, em inglês-, já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto. Hugo fez a solicitação eletrônica a que tem direito por ter cidadania portuguesa. Ao apurar a demora além do habitual junto aos agentes dos Estados Unidos, descobriu o motivo.
Torneios importantes em Cuba foram desprezados pelos EUA
Segundo Calderano, a Alfândega e Proteção de Fronteiras -CPB- informou que ele não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023 para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Os eventos foram organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa -ITTF.
O mesatenista tentou um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos -USATT- e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos -USOPC. No entanto, as autoridades responsáveis alegaram indisponibilidade de atendê-lo a tempo de participar da competição.
“Mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse.
Hugo vive um grande momento nas mesas. Nos últimos dois meses, alcançou os maiores feitos da sua carreira: o título da Copa do Mundo e, mais recentemente, a medalha de prata no Mundial. O brasileiro é o terceiro no ranking mundial da modalidade, considerado o melhor jogador das Américas.
O Grand Smash é o torneio mais importante do circuito.
Azar do Grand Smash.
No final deste mês de julho ele participa do torneio Star Contender em Foz do Iguaçu.
Sorte nossa.
0 Comentários