País tem menos de 2,5% da população em risco de subnutrição, segundo estudo apresentado na Etiópia
| Foto: Gustavo Denuncio/Pexels (com informações da Agência Brasil) |
O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura -FAO/ONU - divulgado nesta segunda-feira (28/7) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia.
O estudo "O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025" (SOFI 2025) mostra que o país está abaixo do limite crítico de 2,5% da população em situação de subnutrição ou falta de acesso à alimentação suficiente, critério utilizado pela FAO para incluir nações no Mapa da Fome.
Esta é a segunda vez que o Brasil consegue sair do indicador global. O país havia alcançado esse resultado em 2014, mas retornou ao mapa no triênio 2018/2020.
Os dados atuais, referentes ao período 2022/2024, confirmam que o Brasil voltou a superar o desafio da insegurança alimentar crônica em larga escala.
O Mapa da Fome identifica países onde parcelas significativas da população não têm acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável, representando um importante termômetro das políticas públicas de combate à fome e à pobreza extrema.
0 Comentários