Candidato de Lula será novo presidente do PT

Corrente majoritária de tendência moderada  confirmou favoritismo antes do final da apuração.



Edinho Silva, da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil, foi anunciado pelo presidente interino do partido, senador Humberto Costa. (veja o anúncio de Costa no vídeo)
 
 A eleição, realizada entre os filiados da sigla, aconteceu no último domingo (6/7).
O número de votos apurados dava vitória ao ex-prefeito de Araraquara, no interior de São Paulo, antes da contagem total de estados como Bahia, Paraná e Pernambuco.
A votação em Minas Gerais foi adiada para o próximo final de semana por judicialização de uma das candidaturas, anulada por questões regulamentares. 

Edinho presidirá o PT pela segunda vez. O primeiro mandato foi entre 2009 e 2013. Ele disputava  a função com outros três nomes de correntes à esquerda. Ex-ministro do governo Dilma Roussef, ele coordenou a campanha presidencial de 2022.  Era com ele que estava o presidente Lula, em Araraquara, em 2023, no dia 8 de janeiro, quando ocorreu a invasão dos poderes pelos bolsonaristas. 

 A CNB, como é conhecida a tendência, tem perfil moderado. Edinho é favorável ao diálogo com partidos de centro e de direita visando a estabilidade do governo. Com apoio discreto de Lula, venceu facilmente o pleito quando o partido decidiu confrontar o Congresso após a derrubada do decreto do IOF elaborado pelo Ministério da Fazenda. 

Postar um comentário

0 Comentários