Secretário de Estado americano Marco Rubio cancelou vistos de integrantes do governo ligados ao Programa Mais Médicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (14/8) o bloqueio econômico dos Estados Unidos contra Cuba e saiu em defesa do Programa Mais Médicos, implementado no Brasil em 2013 em cooperação inicial com o país caribenho. Em pronunciamento, Lula reafirmou que a relação entre Brasil e Cuba é pautada pelo respeito mútuo.
A declaração do presidente ocorre um dia após o secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciar a revogação dos vistos de funcionários e ex-funcionários do governo brasileiro que participaram do programa de cooperação em saúde com Cuba, medida que também se estende aos familiares dos afetados.
| Mozart (reprodução) |
A medida de Rubio inclui ainda ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que atuaram na implementação e gestão do programa de cooperação médica entre os dois países latino-americanos, sinalizando um endurecimento da política externa americana em relação às parcerias com Cuba.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a atacar o Brasil em entrevista na Casa Branca. Segundo ele, o Brasil é um mau parceiro econômico e persegue o ex-presidente Jair Bolsonaro.
0 Comentários