Em vídeo, Pelé recepciona os visitantes em inglês, espanhol e português. Também é trilíngüe o pequeno texto de apresentação de cada ala. As legendas das fotos, os comentários em vídeo, as frases e citações que muito fariam os estrangeiros entenderem o modo de pensar e o folclore brasileiro em torno do futebol merecem o mesmo cuidado.
Ainda que a sala das Origens ressalte as imagens em detrimento do texto, as informações são imprecisas demais. Ex: Legendas de fotos da equipe do Bangu de 1906 e 1911 chamam a atenção para o fato de que o time foi o primeiro a ter negros e mulatos no time. Não há nome de nenhum deles, nem informam se são desconhecidos. Na sala das Copas do Mundo, legenda afirma que o preparo físico da seleção de 66 estava “ com anos de atraso em relação aos europeus”.
Os clubes, a raiz de tudo o que o futebol tem de melhor e maior, não tiveram tratamento à altura.
O futebol de areia, de salão e o futevôlei são variantes que retratam a paixão, a antropofagia e a ainda inquieta energia popular da cultura futebolística do país. Foram lamentavelmente ignorados.
Não menos brutal foi o descaso com o futebol feminino. Não há nada a se dizer ou discutir sobre mulher jogar bola no continente rotulado como um dos mais machistas da Terra, onde o futebol ainda é visto como esporte para macho?
0 Comentários