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Pódio do GP Bahrein 2012 é ... |
A pré-temporada da F-1, fechada com a prova do Bahrein,
confirmou o andamento das equipes na segunda fase do ano passado: a evolução do
conjunto aerodinâmico e de motor da Ferrari, com apagões da equipe de boxes, a
ascensão da Lotus e a promessa da Mercedes, além da supremacia da RBR, embora
não mais tão superior que as concorrentes.
O quadro é o mesmo dos últimos anos, incluindo repetição de pódio do ano anterior, deixando a
possibilidade de surpresas maior para o desempenho dos pilotos do que dos
carros. A Lotus criou arrepios novamente com sua dupla, batida em 2012 por falta de fôlego das máquinas.
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... exatamente o mesmo de 2013 |
Observando o conjunto das equipes, o melhor encaixe nesta
fase foi o de Lewis Hamilton na
Mercedes. O carro do engenheiro Ross Brawn dá sinais outra vez de ter encontrado a rota a
percorrer até o pódio. Hamilton tem tirado tudo o que o carro tem. Nico
Rosberg, desde 2010 no cockpit, tem intimidade suficiente para que façam
dobradinhas na temporada, com boas disputas internas. No entanto, é preciso
lembrar que em anos anteriores a escuderia criou a mesma expectativa e, a
partir dos circuitos europeus, decepcionar, levando Michael Schummacher a um
fim de carreira melancólico.
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Massa em 2012, repetindo lamentos em 2013 |
A partir da prova de 12 de maio, na Espanha, começa a
temporada real 2013 da fórmula 1. É esperada uma afinação maior de todos os projetos,
inclusive da Force India, a representante dos países emergentes na principal
categoria do automobilismo, nas pistas com o modelo praticamente pronto desde
março e também motorizada pela Mercedes.
A Ferrari, atribuindo à má sorte o desempenho na Arábia, deixa entreaberta a porta da volta ao título. Com Alonso, ao menos. A maré de azar de Felipe Massa não deu ainda sinais de vazamento.
A prova do Bahrein:
Pos
|
No
|
Piloto
|
Equipe
|
Voltas
|
Tempo/Abandono
|
Grid
|
Pts
|
1
|
1
|
57
|
1:36:00.498
|
2
|
25
|
||
2
|
7
|
57
|
+9.1 segs
|
8
|
18
|
||
3
|
8
|
57
|
+19.5 segs
|
11
|
15
|
||
4
|
14
|
57
|
+21.7 segs
|
5
|
12
|
||
5
|
10
|
57
|
+35.2 segs
|
9
|
10
|
||
6
|
6
|
57
|
+35.9 segs
|
12
|
8
|
||
7
|
2
|
57
|
+37.2 segs
|
7
|
6
|
||
8
|
3
|
57
|
+37.5 segs
|
3
|
4
|
||
9
|
9
|
57
|
+41.1 segs
|
1
|
2
|
||
10
|
5
|
57
|
+46.6 segs
|
10
|
1
|
||
11
|
16
|
57
|
+66.4 segs
|
17
|
|||
12
|
11
|
57
|
+72.9 segs
|
14
|
|||
13
|
15
|
57
|
+76.7 segs
|
6
|
|||
14
|
17
|
57
|
+81.5 segs
|
15
|
|||
15
|
4
|
57
|
+86.3 segs
|
4
|
|||
16
|
19
|
56
|
+1 Volta
|
13
|
|||
17
|
20
|
56
|
+1 Volta
|
18
|
|||
18
|
12
|
56
|
+1 Volta
|
22
|
|||
19
|
22
|
56
|
+1 Volta
|
19
|
|||
20
|
23
|
56
|
+1 Volta
|
21
|
|||
21
|
21
|
55
|
+2 Voltas
|
20
|
|||
Ret
|
18
|
16
|
Acidente
|
16
|
Nota
– Webber e Gutierrez, classificados nas posições 5 e 18, caíram 3 e 5 lugares no grid grid places respectivamente por colisão na prova anterior. Hamilton, classificado na posição 4, caiu 5 lugares no grid por troca na caixa de câmbio antes da corrida.
– Webber e Gutierrez, classificados nas posições 5 e 18, caíram 3 e 5 lugares no grid grid places respectivamente por colisão na prova anterior. Hamilton, classificado na posição 4, caiu 5 lugares no grid por troca na caixa de câmbio antes da corrida.
As
equipes após Bahrein:
Pos
|
Equipe
|
Pontos
|
1
|
109
|
|
2
|
93
|
|
3
|
77
|
|
4
|
64
|
|
5
|
26
|
|
6
|
23
|
|
7
|
7
|
|
8
|
5
|
|
9
|
0
|
|
10
|
0
|
|
11
|
0
|
A
classificação dos pilotos na temporada:
Pos
|
Piloto
|
Nacionalidade
|
Equipe
|
Pontos
|
1
|
German
|
77
|
||
2
|
Finnish
|
67
|
||
3
|
British
|
50
|
||
4
|
Spanish
|
47
|
||
5
|
Australian
|
32
|
||
6
|
Brazilian
|
30
|
||
7
|
French
|
26
|
||
8
|
British
|
20
|
||
9
|
German
|
14
|
||
10
|
British
|
13
|
||
11
|
Mexican
|
10
|
||
12
|
German
|
6
|
||
13
|
Australian
|
6
|
||
14
|
German
|
5
|
||
15
|
French
|
1
|
||
16
|
Finnish
|
0
|
||
17
|
Venezuelan
|
0
|
||
18
|
Mexican
|
0
|
||
19
|
French
|
0
|
||
20
|
French
|
0
|
||
21
|
Dutch
|
0
|
||
22
|
British
|
0
|
Fonte:
FIA
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