Seleção Brasileira
![]() |
Dória Jr. |
A grande surpresa na escalação da seleção que disputará a Copa América, sem dúvida, está na cartolagem.
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, decidiu substituir os tradicionais presidentes de clubes por um empresário de fora do mundo da bola para ocupar o posto de chefe da delegação que irá para o Chile.
João Dória Jr. é empresário com formação em jornalismo e publicidade. Embora seja apresentador de programas na TV aberta, é mais conhecido como articulador político de lideranças empresariais. É fundador e presidente da Lide - Líderes Empresariais, grupo dedicado a encontros e debates entre a elite empresarial e política, de viés liberal.
Diplomático e elegante, não se furta, no entanto, de se colocar contrário aos governos petistas. Posta-se à direita dentro do círculo do PSDB e seria uma das eminências pardas dos protestos de rua contra a Presidente Dilma Roussef.
Sua militância direta no futebol nunca ultrapassou o nível de torcedor. É santista, mas frequenta estádios na condição de cicerone de convidados vip.
De logística em turismo e viagens ele entende. Presidiu a Embratur no governo Sarney e foi secretário do Turismo de São Paulo no governo Mário Covas.
Sua indicação sugere que Del Nero pretende fazer da CBF um bunker de resistência às investidas do governo no futebol.
Del Nero já partiu para o confronto direto na discussão em torno da Medida Provisória que trata da gestão e das dívidas dos clubes e tem como secretário-geral Walter Feldman. Um dos pilares da candidatura de Marina Silva nas últimas eleições, o ex-deputado conhece o Congresso e é hábil articulador político.