Facebook bloqueia contas do PT no Whatsapp

política

Arte: Lívio Lamarca, sobre imagem oficial do PT


“É grave o que está acontecendo. Quero denunciar publicamente o bloqueio arbitrário e a falta de transparência do Facebook”.

As palavras são da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann. Segundo o relato divulgado pelo site oficial do partido, o procedimento de censura foi semelhante ao ocorrido com este blog.

O Facebook tirou do ar nove canais do PT operados através do aplicativo Whatsapp sob alegação genérica de spam político.

Facebook não justifica critérios para a censura

Assim como com o blog, o Facebook não explicou que regras teriam sido violadas, não respondeu às solicitações dos motivos da proibição nem indicou possíveis correções. “Não fomos informados das razões do bloqueio, sejam de ordem técnica ou referentes às normativas de uso do aplicativo”, afirmou Hoffmann.

De acordo com as informações do partido, os canais do PT eram operados por uma empresa de disparo de mensagens em massa. As mensagens seriam somente informações oficiais do partido destinadas a filiados à sigla, com o consentimento dos usuários.

A censura do Facebook ao blog

Se o disparo em massa teria violado regras que motivaram a censura ao PT, o caso não se aplica a este blog. Não usamos qualquer mecanismo de disparo dos links. 

Apenas dois compartilhamentos foram realizados pelo autor na rede Facebook; um na página pessoal da conta Lívio Lamarca, e outro, em um grupo do qual faz parte. A postagem a partir da qual todas as outras foram bloqueadas tratava da postura do governo federal diante da pandemia.

Os outros compartilhamentos se deram por perfis reais ligados às listas destes dois grupos.

O blog, nem seu autor, estão na lista dos canais do PT, tampouco são filiados a qualquer partido político.

O blog, embora alinhado a causas progressistas, reafirma sua mais absoluta independência editorial. 


Postar um comentário

0 Comentários