Ford, agora, só para olhar. A indústria automotiva nacional, ruim, piorou.
O custo Brasil é real, mas também foi cruzado novo, cruzado, Cruzeiro, Cruzeiro novo...
As multinacionais do setor aguentaram as importações de Collor e Itamar obrigando a manutenção de postos de trabalho . Mantiveram-se ativas após o incentivo de FHC a japoneses e coreanos, aos ganhos salariais de Lula e ao pacote anticíclico de Dilma.
Segundo princípios neoliberais utilizados na seleção de locais para instalação de fábricas, não há mais como nem por que produzir no país. O poder aquisitivo do mercado interno ruiu como a educação e a perspectiva de mão de obra mais qualificada. Por esta razão a Sony decidiu fechar a fábrica brasileira em setembro de 2020.
CUSTO GUEDES-BOLSONARO
O mais grave para fábricas e investidores que se fartaram de benefícios e amargaram crises de todo tipo no país é não enxergar projetos ou ver credibilidade no governo.
Quando a China direcionou seus interesses na América do Sul à Argentina, os negacionistas oficiais trataram como conluio comunista. A Ford, matriz do pensamento capitalista do século XX, é pelo presidente do Brasil acusada de não suportar a concorrência.
O governo federal anuncia que pretende sanar a perda convidando montadoras chinesas.
O custo Guedes-Bolsonaro se revela mais danoso que o custo Brasil.
0 Comentários