Comitê confirma cenário com necessidade de política monetária contracionista por período prolongado
(Pexel/ Iván Cauich) |
Em meio a incertezas sobre políticas comercial e fiscal dos EUA e tensões geopolíticas no Oriente Médio, ambiente internacional permanece volátil e exige cautela dos países emergentes. Condições financeiras globais seguem afetadas, com comportamento atípico de diferentes classes de ativos.
Atividade econômica mostra moderação
Economia doméstica apresenta sinais mistos, com moderação gradual do crescimento, embora mercado de trabalho siga dinâmico. Inflação e expectativas permanecem acima da meta, com projeções do cenário de referência para 2025 e 2026 em 4,9% e 3,6%, respectivamente. Comitê ressalta que arrefecimento da demanda é essencial para reequilíbrio econômico e convergência inflacionária.
Decisão unânime e próximos passos
Por decisão unânime, os nove membros do Copom votaram pela elevação de 0,25 ponto percentual na taxa básica. O Comitê sinaliza que, mantendo-se o cenário esperado, deve interromper o ciclo de alta para avaliar os impactos acumulados do ajuste já realizado. No entanto, enfatiza que permanecerá vigilante e não hesitará em retomar as elevações caso seja necessário para assegurar a convergência da inflação à meta.
0 Comentários