“O Agente Secreto” concorre em quatro categorias e “Sonhos de Trem”, a melhor fotografia
| Wagner Moura em " O Agente Secreto" (divulgação) |
Em anúncio feito na manhã desta quinta-feira (22/1), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood confirmou cinco indicações brasileiras ao Oscar 2026, superando o recorde de quatro nomeações alcançado por “Cidade de Deus” em 2004.
“O Agente Secreto” é o grande destaque, sendo o único filme nacional indicado simultaneamente em quatro categorias:
• Melhor Filme
• Melhor Filme Internacional
• Melhor Direção de Elenco, com Gabriel Domingues – primeiro brasileiro indicado na categoria criada em 2024 para reconhecer o trabalho dos diretores de elenco
• Melhor Ator, com Wagner Moura, já premiado com o Globo de Ouro de melhor ator em drama
A repercussão do filme por onde passou, com dezenas de prêmios em vários países, incluindo os celebrados Cannes e Golden Globe, deixam a obra de Mendonça Filho em boas condições de receber uma estatueta, mesmo que os concorrentes sejam produções de alta qualidade.
Wagner Moura tornou-se o ator da vez. O Oscar tem tendência “caseira”. Michael B. Jordan, de “Pecadores”, perdeu para o brasileiro o Golden Globe, mas protagoniza o trabalho com 16 indicações, a maior da história da Academia.
Direção de Elenco
A nova categoria de Melhor Direção de Elenco responde a um pleito antigo dos profissionais de casting, agora oficialmente reconhecidos por sua contribuição essencial à narrativa cinematográfica. Gabriel Domingues torna-se o primeiro brasileiro a disputar esse prêmio.
Sonhos de Trem
A quinta indicação do país é de natureza técnica. Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”.
A cerimônia do Oscar 2026 será realizada em 15 de março, num momento de celebração para o cinema brasileiro, que volta a figurar forte tanto nas categorias principais quanto nas técnicas.
0 Comentários