Vitória dupla encorpa "O Agente Secreto" para o Oscar

Filme brasileiro vence duas categorias na premiação de 2026, com Wagner Moura como melhor ator e prêmio de filme internacional

"O Agente Secreto" (reprodução)

O cinema brasileiro viveu uma noite histórica no Globo de Ouro 2026, realizado em 11 de janeiro. O filme "O Agente Secreto" conquistou duas das três categorias em que estava indicado, estabelecendo marcos inéditos para a cinematografia nacional.


A produção brasileira venceu nas categorias de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, este último conquistado por Wagner Moura. Ele é o primeiro ator brasileiro a levar o prêmio nesta categoria.  No ano passado, a atriz Fernanda Torres venceu com "Ainda Estou Aqui". O filme concorreu ainda como Melhor Filme de Drama, mas perdeu para "Hamnet: A vida antes de Hamlet".


Conquista histórica


Esta é a primeira vez que um filme brasileiro ganha dois prêmios na mesma edição do Globo de Ouro. A vitória na categoria internacional também encerra um jejum de 27 anos, já que a última conquista brasileira havia sido com "Central do Brasil", em 1999.


Trajetória internacional de sucesso


Antes das vitórias no Globo de Ouro, "O Agente Secreto" já havia acumulado reconhecimentos em festivais de prestígio ao redor do mundo. A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filhoconquistou prêmios em Cannes, recebeu reconhecimentos de críticos americanos e foi premiada em festivais que vão da Europa à América Latina.


A diversidade geográfica dos reconhecimentos - que abrange festivais europeus em Zurique, Colônia e Estocolmo até premiações latino-americanas no Peru, México e Cuba - demonstra o alcance internacional da produção brasileira.


" O Agente" ao Oscar


As vitórias no Globo de Ouro fortalecem significativamente a campanha do filme para o Oscar. A produção já foi selecionada para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional, e as indicações da Academia serão anunciadas em 22 de janeiro.



Postar um comentário

0 Comentários