Cavalo de Troika

A aprovação do pacote de austeridade fiscal como queriam Alemanha, França e mercado financeiro causou estragos no sistema partidário grego. À direita e à esquerda houve expulsões dos rebeldes da base aliada ao primeiro-ministro Lucas Papademus.
No socialista Pasok foram 23 deputados expulsos logo depois da votação do projeto que abre caminho para a entrada de 130 bilhões de euros para o resgate financeiro. No conservador Nova Democracia, 21 parlamentares foram defenestrados com a capital ainda sob chamas em vários pontos e enfrentamentos entre a população e a polícia. Em votação aberta, eles acompanharam as agremiações à esquerda da aliança de sustentação do primeiro-ministro, contrárias às medidas.
As mais impopulares propostas pela Troika (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) são a redução dos salários e das aposentadorias.
Depois da aprovação, 199 votos a favor em um total de 300, no início da madrugada desta segunda-feira, Papademus declarou que a Grécia assume a responsabilidade por sua manutenção na União Europeia e no projeto de moeda única.
A aprovação deixa o mercado financeiro mais confiante de que medidas semelhantes possam ser aprovadas por outros países em crise da comunidade europeia.

Postar um comentário

0 Comentários