A confirmação do favoritismo na última rodada da Libertadores deixa a disputa empolgante. Corinthians X Vasco, Santos X Vélez e Libertad X Universidad de Chile criam a expectativa de jogos em alto nível. Mas o mais eletrizante e imprevisível será Fluminense X Boca Juniors, devido a intrincada rota percorrida pelos brasileiros e a vibrante ascensão dos argentinos.
![]() |
Riquelme |
Taticamente Dorival Júnior anulou o Fluminense. O tricolor, com equipe forte individualmente, resolveu a partida com Thiago Neves determinante nos gols que serviram mais para desequilibrar o adversário do que justificar superioridade, que de fato não houve.
Ainda faltam aos cariocas alternativas pelas laterais. Rafael Sobis se desdobrou pelos dois lados do campo, e, se não foi determinante na criação de oportunidades de gol, abriu espaço na defesa gaúcha e aliviou a marcação sobre Deco. Este, pressionado todo o tempo, foi a estratégia de Dorival.
Travado o meia, o ataque carioca inteiro some. Torna a movimentação de Sobis aleatória e fortuita, pois termina na conclusão óbvia de buscar Fred. Não foram por motivos outros senão cansaço as substituições de Deco e Sobis.
Daí para trás, Gum e Leandro Eusébio têm suportado a pressão. Carlinhos e Bruno Vieira são eficazes no apoio à defesa, mas é pouco. Carlinhos já fez a diferença quando avançou para a ponta. Precisa de mais liberdade.
Todo o esquema, suas falhas e acertos, remetem aos volantes.
Eis o setor cego do time da Abel. Jean e Edinho só enxergam Deco quando estão com a bola. São lentos, não iniciam o contra-ataque. Acabam deixando o jogo sufocante para o time mesmo na vitória. Valencia parece ter mais fôlego para colar em Riquelme. Junto de Deco, pode funcionar melhor no contra-ataque, melhor forma de empurrar para trás o Boca.
Marcos Júnior, com seu talento para ponta e gás juvenil, além da cobertura no avanço de Carlinhos, é um caminho para aliviar Deco e aumentar as opções de Fred no pivô. Já dissecado taticamente, o Fluminense precisa se renovar para que os talentos individuais sobressaiam.
0 Comentários