Marina descendo a ladeira fez Aécio pegar no tranco. O candidato do PSDB vinha abusando do direito de ser mineiro e tucano, atirando sem muita contundência contra as duas candidatas principais, dispersando forças. O ânimo o ajudou a encontrar um norte. Mirando Dilma, fez a melhor apresentação pública desde o início oficial da campanha. Se terá tempo de reconquistar o favoritismo para ir ao segundo turno, especialmente priorizando o eleitor petista em vez do de Marina, cujo perfil lhe é mais familiar, é outra questão. A candidata …
A - vamos lá - empolgante movimentação dos números das pesquisas eleitorais tem até aqui terminado no mesmo lugar de onde partiu. Por quê? Aparentemente, não há convicção na escolha, salvo o reduto já sabido de cada um dos três principais candidatos. Pode-se atribuir em parte à normalidade da democracia, que, se não neutralizou ou efeito da emoção, anestesiou a paixão. Mesmo o partido nascido dos movimentos populares tem recorrido à militância paga. Este fator, já conhecido, vinha elevando o número de abstenções, votos nulos e brancos…
Dilma com 38,1%, Marina com 33,5% e Aécio, 14,7% na escolha estimulada. O quadro parece em acomodação, mas traz mais movimento ao processo eleitoral. O programa eleitoral melhorou a imagem de Dilma Rousseff. Segundo pesquisa CNT/MDA, sua aprovação pessoal subiu cinco pontos percentuais, para 52,4%, contra desaprovação em 42,9%. O desempenho do governo também oscilou para melhor, com 39% de avaliação positiva, 37%, de regular, e 23%, negativa, esta última em queda de cinco pontos percentuais. O objetivo proposto pela campanha, usar o…
O segundo debate presidencial mostrou a disputa um degrau acima na escala de maturidade política. As propostas surgem mais claras, com as devidas réplicas e questionamentos. Como serão implementadas e de onde virão os recursos acompanham sem dó toda promessa. Parece óbvio, mas o mais comum era apostar na frase de efeito, na ironia e no gesto capazes de cooptar o espectador pela emoção. Ainda é pouco, mas foi um avanço. Nesse novo patamar Dilma Rousseff tomou dianteira. Finalmente encontrou costura melhor no discurso para tenta…
Social Plugin