O outro lado da seca



A culpa pela falta d’água parece atribuída ao tucano errado.  Ao menos para quem crê no espiritismo. O senador eleito José Serra, em 2005, quando prefeito da capital paulista, contratou a fundação Cacique Cobra Coral para impedir enchentes. O sucessor, Gilberto Kassab, desfez o acordo em setembro de 2009, na mesma semana em que um temporal matou oito pessoas na grande São Paulo. Ele retomou a conversa com a fundação em janeiro de 2010, após uma série de tempestades na capital, se comprometendo até a avaliar a sugestão de nomes para o secretariado.
A médium Adelaide Scritori, que receberia o espírito do cacique que dá nome à Fundação, tem relações com o PSDB pelo menos desde o governo Fernando Henrique Cardoso. O então Presidente convocou a Cobra Coral em maio de 2001 para encomendar chuva sobre os grandes reservatórios para evitar novos apagões.  O contrato firmado exigia em contrapartida a construção de uma linha de transmissão de energia que ligasse o sul ao sudeste do país.
Registrou a FCCC em seus site oficial:
“No governo FHC a FCCC foi convocada em Maio de 2001 pelo Planalto, em pleno período Seco para elevar o nível dos reservatório em "Troca" da construção de um Linhao de Transmissão interligando o Sul ao Sudeste. A FCCC fez a sua parte o governo Nao.” ( sic).

Ainda de acordo com a organização, que diz não receber dinheiro pelo trabalho, o governo federal  foi alertado sobre o risco de estiagem a partir de 2011 em 2009, quando houve uma pane no sistema elétrico nacional. Em CPI criada na época no Senado, o líder da bancada tucana Arthur Virgílio ( PSDB-AM) convidou a entidade a depor para explicar o apagão e provar que os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil)  e Edison Lobão ( Minas e Energia) foram negligentes ao aviso. A oitiva foi cancelada pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. 
A fundação com sede em Guarulhos, na grande São Paulo, é financiada por um conglomerado empresarial denominado Tunikito. Tem socorrido com frequência os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro em grandes eventos, como a visita do Papa Francisco, no ano passado. Já firmou convênios com os governos do Paraná e Santa Catarina.
Lincoln, a encarnação anterior do índio
O Ministério das Minas e Energia do governo atual teria consultado a fundação no início deste ano sobre a geração de energia. 
A Cobra Coral acompanha o Comitê Olímpico Internacional, desde 2002, atribuindo a si a estiagem durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, contrariando as previsões. Atende à Inglaterra a partir do governo da primeira-ministra MargarethThatcher (1979- 90), inclusive o de garantir bom tempo no casamento do Príncipe William com Kate Middleton. Segundo afirma, é consultada frequentemente pelo governo norte-americano.
A intimidade do espírito com os liberalismo econômico tem lá seu sentido. Nas palavras da médium Adelaide, o cacique é o astrônomo italiano Galileu Galilei que, antes de reencarnar índio, foi o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln.


Postar um comentário

0 Comentários