Bolsonaro em plenário do STF Foto: Antonio Augusto/STF |
O ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhou do plenário do Supremo Tribunal Federal -STF- o início do julgamento da denúncia de golpe de Estado.
Foram ouvidos o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, responsável pela defesa da tese de que houve a tentativa de golpe, e os advogados dos sete acusados, para os quais não há provas do envolvimento do chamado núcleo principal da trama golpista.
Para a PGR a articulação do do golpe começa em 29 de julho de 2021.
"Nesse dia, [Bolsonaro] realizou transmissão ao vivo das dependências do Palácio do Planalto pela internet, em que retomou críticas já provadas insubsistentes ao sistema eletrônico de votação. A partir daí, os pronunciamentos públicos progrediram em agressividade aos poderes constituídos", argumentou Gonet.
A denúncia cita várias episódios desde então, desde a reunião do ex-presidente com embaixadores a fim de desqualificar a lisura das urnas eletrônicas, até a invasão das sedes dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023.
A primeira sessão extraordinária terminou por volta das 12;30h. O ex-presidente saiu apra almoço com aliados e é aguardado para a continuação do julgamento esta tarde.
( Com informações da Agência Brasil)
0 Comentários