O Vaticano conta hoje com 135 cardeais com idade abaixo de 80 anos, mas a regra são de 120 eleitores no conclave
Capela Sistina (foto: Museu Romano/reprodução) |
Cardeais escolhidos por Bento XVI
O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, com 75 anos, é um dos mais experientes. Criado cardeal em novembro de 2007, Scherer foi nomeado pelo papa Bento XVI (1927-2022), assim como Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), de 88 anos, e João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, de 77 anos. Braz de Aviz também atuou como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano.
Cardeais escolhidos por Francisco
Os cardeais nomeados pelo papa Francisco também têm presença significativa. Orani João Tempesta, de 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro, foi o primeiro bispo brasileiro a ser criado cardeal pelo pontífice argentino, em fevereiro de 2014.
Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador, de 65 anos, foi nomeado em novembro de 2016, enquanto Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, nascido em 1967, foi criado cardeal em agosto de 2022.
Completando a lista, estão Leonardo Steiner, de 75 anos, arcebispo de Manaus e ex-secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e Jaime Spengler, de 65 anos, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB.
Dada a regra restritiva, não há ainda a certeza da participação de qualquer um destes nomes no conclave. A regra também permite exceções, o que permitiria a participação de todos os cardeais aptos.
Veja quem são os 7 cardeais brasileiros aptos ao conclave
Cardeal cassado por Francisco tenta participar do conclave
O futuro do legado de Francisco
Acompanhe ao vivo o velório do Papa Francisco na Basílica de São Pedro pelo Blog do Lívio La
0 Comentários