Conselho de Ética da Câmara instaura processos disciplinares contra três deputados por motim

 Marcos Pollon, Marcel Van Hattem e Zé Trovão podem ser suspensos; outros 14 parlamentares receberão censura escrita

Motim na Câmara (José Cruz/Ag.Brasil)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) a abertura de processos disciplinares contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), em razão da participação no motim ocorrido no plenário da Casa no início de agosto. As representações foram apresentadas pela Mesa Diretora da Câmara e contaram com parecer favorável do corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Suspensão a amotinados

Segundo o parecer, o corregedor sugeriu a suspensão de 90 dias para Marcos Pollon e de 30 dias para Marcel Van Hattem e Zé Trovão. Os três são acusados de obstruir a cadeira da Presidência durante a ocupação do plenário. Pollon também responderá a uma representação adicional, considerada mais grave, devido a declarações ofensivas dirigidas ao presidente da Câmara.

Além disso, o deputado Diego Coronel recomendou censura escrita a outros 14 parlamentares da oposição que participaram do episódio. Caberá à Mesa Diretora aplicar a penalidade aos deputados Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Tenente-Coronel Zucco (PL-RS), além dos três já citados.

De acordo com o corregedor, a decisão foi baseada na análise das imagens internas da Câmara e nas argumentações apresentadas pelas defesas dos parlamentares envolvidos. O processo agora segue para a deliberação final da Mesa Diretora, que definirá as punições cabíveis.

Postar um comentário

0 Comentários