Experimentei aquele sentimento novo que bate quando a gente acha não existir mais novidades emocionais para provar. Sei lá por onde entrou, foi de repente, uma melancolia brotou no sentido inverso, para dentro, mas entristece do mesmo jeito. Um jogo de futebol. A vitória veio como eu queria, do jeito que fosse, uma vez que a razão apontava para o contrário. O Chile tremeu, sim, temeu o Brasil no primeiro tempo. O gol me deixou gostosamente enganado. - Vai, é pra golear agora. Mas a seleção é ruim de há muito, não jog…
A Copa das copas ao fim da primeira fase deixa um legado substancial dentro e fora de campo a todo o planeta. Os empolgantes jogos de alto nível técnico e muitos gols, 136 em 48 partidas, consolidaram o amadurecimento do esporte em recantos da África, Caribe e Oceania. É uma tese pronta sobre o efeito do movimento migratório de técnicos e jogadores na cultura local do futebol. Spray: fim da malandragem na barreira A inovação do chip na bola quebrou definitivamente o tabu de que é possível usar novas tecnologias sem afetar a essênc…
Luis Suárez está suspenso por 9 jogos oficiais da seleção uruguaia, a contar da partida contra a Colômbia, no próximo sábado. A Fifa condenou o atacante por agressão e conduta antidesportiva pela mordida no ombro do zagueiro italiano Chiellini. Suárez: futebol oficial, só pela TV A punição é mais dura. Suárez está impedido de qualquer atividade ligada ao futebol profissional por quatro meses, proibido neste período inclusive de entrar em qualquer estádio onde jogue a seleção uruguaia ou seu clube, o inglês Liverpool. O jogador tamb…
A partida escancarou o problema do Brasil. A conquista da Copa das Confederações traz a sensação de que o time está pronto, tanto para quem está dentro quanto para quem está fora de campo. Desde 2006 a equipe começa jogando mal e, assim como a torcida, acredita que crescerá ao longo da competição. Quando se percebe o erro, já é tarde e ele induz a outro. A renovação radical da comissão e dos jogadores descarta o aprendizado e a experiência. A recomposição atinge o auge um ano antes da Copa. O esquema se torna conhecido e o calendár…
HOLANDA x CHILE Ótimo jogo nos detalhes, médio no geral. A Holanda é um relógio. Funciona com perfeição no que se propõe, mantendo o ritmo e a velocidade. É absolutamente previsível, inclusive no drible de Robben, o destaque do time. A disciplina e a criatividade tática do Chile impressionam, mas, como sul-americana, depende de quem desconcerte, crie, e tem faltado de quem se espera. Bem marcado, falha nas finalizações. BRASIL X CAMARÕES Acredito que Camarões jogará pra marcar três gols, sem se importar de que para isso …
Estou comprando a tese de que a Copa é produto do meio. O imaginário de Brasil como país do futebol parece a única justificativa para jogos tão bons. Vem à memória a Copa de 90, na Itália, escola defensiva onde prevaleceu o futebol de resultados, feio. Evidentemente existe um quê de lirismo, pois escrevo imediatamente ao fim de Irã X Argentina. A vitória oriental só não aconteceu, vejo eu, por falta de um atacante um pouquinho que fosse acima da média. Menos por torcer pelo mais fraco, ou contra a Argentina. Foi um jogo emocionante p…
O presidente da África do Sul foi vaiado no enterro de Nelson Mandela. No estádio de Johannesburgo, onde ocorria a cerimônia, estavam chefes de Estado de quase todo o planeta, de Barack Obama a Raúl Castro. Os sul-africanos não se constrangeram diante da serenidade e consternação do momento. Jacob Zuma, tomado por denúncias de corrupção, foi alvo do protesto quase unânime da população presente. Não houve registros de xingamentos. Dilma Roussef e Joseph Blatter evitaram discursar na abertura da Copa temendo as vaias generalizadas que, a …
O abraço tardio à seleção tem um quê do movimento das Diretas Já. O povo andava pelas ruas vestindo amarelo, a cor oficial do grito nacional, mas ignorado pelos opositores e temerosos por agitações nas ruas em favor da democracia. Quando as concentrações tomaram o país pouco antes da votação de 25 de abril de 1984, não se falou de outra coisa. Como neste instante, nadava eu contra a corrente, mesmo participando das passeatas e comícios. Desconfiava que a euforia empanava alguma armadilha por trás do desejo sincero de eleições direta…
Levantamento parcial da FiFA indica o peso da baixa qualidade do futebol apresentado nos campeonatos nacionais na presença pífia de torcedores nos estádios. Os brasileiros compraram 60% dos ingressos para os jogos da Copa do Mundo. Segundo a organizadora da Copa, 1.363.179 ingressos foram vendidos ao Brasil. Dos 40% restantes, os Estados Unidos compraram 196.838 entradas, a Argentina, 61.021, a Alemanha, 58.778, a Inglaterra, 57.917, a Colômbia, 54.477, a Austrália, 52.289, o Chile, 38.638, a França, 34.865 e o México, 33.694. A …
Social Plugin