Economia O presidente da Vale, Murilo Ferreira, falou à imprensa com voz embargada sobre o estouro da barreira em Mariana. Foi durante a não pouco chocante declaração de que restou cerca de 4% da mata atlântica na bacia do Rio Doce. P assou ao largo dos mortos e desaparecidos na região de Bento Rodrigues. Nesta questão, disse ter pedido ajuda ao Estado. Derrapou no script do gerenciamento de crise que se tem visto mundo afora diante de catástrofes. A coletiva aconteceu 22 dias depois da tragédia e um após a Vale ter sido excluí…
Meio ambiente A lama separada da água para abastecimento da cidade de Governador Valadares está novamente sendo jogada no Rio Doce. O material aumenta a toxidade da água e provoca assoreamento. Lama na estação de tratamento Foto:Paulo Maciel De acordo com o SAAE- a responsável pelo tratamento da água na cidade de quase 280 mil habitantes – a lama é diluída em água tratada e retorna ao rio. O rejeito é uma pasta composta de lama, areia fina e minério de ferro, vazados no estouro da barragem em Bento Rodrigu…
Crônica O rio ajudara o tempo a amansar o povoado. Esconderijo de pistoleiros e jagunços procurados por assassinatos, não queria ser encontrado. Alcançá-lo exigia cortar matas densas entre vales e chapadas ocupadas por índios com fama de hostis e canibais. Largo, profundo, naquele ponto o rio corria mais doce, lento e liso. O porto ali avançou como rua principal da cidadezinha criada. Do lugarejo, na maior parte do ano só três grandes pedras eram vistas acima da linha d’água. Entre elas passava a balsa até a estação de trem que l…
Meio ambiente O soterramento do Rio Doce praticamente dizimou a fauna, menos os mosquitos. O leito impermeabilizado está cheio de poças ao longo dos 850 km do rio, do centro de Minas até quase o mar capixaba. Expostos às chuvas e ao calor intenso, são milhões de focos do mosquito sem os predadores naturais como peixes e sapos. Na maior cidade banhada pelo rio, Governador Valadares, a Samarco e a Prefeitura anunciaram a contratação de 100 técnicos para visitar as casas dos quase 280 mil habitantes orientando sobre os focos doméstico…
Meio ambiente A mineradora Samarco informa que está ajudando com equipamentos pescadores, ambientalistas e pesquisadores a recolher parte da fauna do Rio Doce para posterior repovoamento da bacia. surubim-do-doce, extinto do Rio Doce - Foto: Elvira Nascimento Atende a determinação da Justiça Federal, após ação civil pública dos Ministérios Públicos Federal e do Espírito Santo. A chamada operação Arca de Noé, mesmo se rápida e eficiente, dever ser feita imediatamente também a cerca de 400 km rio acima para recuperar a mais…
A população Governador Valadares está perdendo a cabeça por falta d’água. Na foto publicada ontem pelo Jornal Figueira, um flagrante de moradores usando o esgoto como fonte. Neste link acessa-se um vídeo captado de uma amiga do Facebook em que o povo dança para comemorar os 15 minutos da chuva que caiu ontem à noite. Na praça principal da cidade, crentes pedem socorro a Deus. No décimo quinto dia do desmoronamento das barragens em Mariana, a maior cidade abastecida pelo Rio Doce não tem um plano…
Meio ambiente A contaminação do Rio Doce está levando a maior cidade banhada pelo rio ao caos. Moradores de Governador Valadares bloqueiam esta tarde via férrea da Vale, que passa pela cidade ligando as capitais de Minas Gerais e Espírito Santo. A estrada de ferro Vitória –Minas é o corredor de exportação do minério extraído em MG. Os índios Krenak ameaçam tomar providências" em 24 horas se não forem abastecidos de água. A aldeia, remanescente dos botocudos, a cerca de 140 km de Gov. Valadares, próxima da divisa com o ES, tem…
Meio ambiente Você sabia que a bacia do Rio Doce guarda uma espécie única de peixe, o Surubim-do-doce ( Steindachneridion doceanum )? De couro prateado com pintas grandes espalhadas pelo corpo, tem carne macia de textura aveludada, dado o alto teor de gordura. Ultrapassa os 20 Kg se alimentando do que encontra no fundo do rio. Segundo os pesquisadores e ambientalistas, restam poucos exemplares. No trecho que corta o Espírito Santo, é dado como extinto. Pesca indiscriminada, assoreamento e poluição estão entre a…
Meio ambiente Os donos da mina de Mariana vieram a público seis dias depois dos desabamentos das barragens em Bento Ribeiro. Respondendo à notícia de que outra barragem poderia ruir, afirmaram que reforçarão algumas paredes para prevenir novos desastres, sem mais detalhes. O trabalho alterou a operação de resgate de desaparecidos e escombros em Bento Rodrigues articulado entre a PM mineira, a defesa civil, a empresa e voluntários. A área de segurança foi ampliada de 3 para 10 quilômetros de distância das barragens ruídas após a veicula…
Social Plugin