Os avanços econômicos e sociais significativos no Brasil são frutos de uma avaliação realista do país. Está claro que a sociedade não amadureceu o suficiente para que airbag, freio ABS e inflação baixa convivam em paz. O novo paradigma na condução da política econômica deve se estender às camadas menos favorecidas. A abolição compulsória do cinto de segurança de três pontos, da direção hidráulica e dos vidros elétricos nos modelos de 1.000 cilindradas poderia retroceder os veículos populares para a faixa dos R$ 25.000,00. O índice de …
A Transparência Brasil, órgão não-governamental de combate à corrupção, iluminou o caminho por onde passa o superfaturamento nas licitações públicas. Avaliando o caso Siemens, descortinou a manobra na formação de preços de referência de obras e equipamentos. O diretor-executivo da ong, Claudio Weber Abramo, foi claro e didático: " Os procedimentos adotados pelas duas empresas públicas mencionadas na denúncia de operação de cartel na área metro-ferroviária -- Companhia do Metropolitano de São Paulo e Companhia Paulista de Trens Metrop…
Nem a Fifa tem o direito de lamentar e se desculpar pelo confronto no jogo entre o Atlético Paranaense e Vasco. Foi ela quem escolheu convidar o mundo para vir ao país da insegurança e da desorganização para acompanhar a Copa do Mundo. Há cerca de 20 anos o país assiste a cenas da selvageria, e boa parte da população tem se posicionado mais efetivamente deixando de ir aos jogos. A média de público nos estádios do país do futebol neste brasileirão é de menos de 15 mil torcedores. O povo fez sua parte. Ao governo federal, à esta al…
O grupo do Brasil na copa 2014 será bem mais fácil do que qualquer previsão razoável. Cria a expectativa de moleza. A seleção de Felipão-Parreira não deverá encontrar dificuldades, mas não ganhará só com a camisa. Croácia e México não se intimidam, e os camaroneses não são principiantes. Jogando o que sabe, fará os adversários comer poeira. A Argentina ficou na mesma situação. França poderia se dar ao luxo de entrar em campo com um título nas mãos, a experiência, pela lógica, lhe favoreceria. Portugal, Alemanha, Itália, Inglaterra…
Para muitos da nação sul-africana, o motivo do sucesso de Mandela na luta pela igualdade racial foi o respeito ao ubuntu. A palavra resume um princípio de solidariedade, respeito e autoafirmação, traduzido em algo como “eu sou o que sou porque você é o que é”. Ou “só posso estar bem se você estiver bem”. O conceito explica a extrema habilidade política na costura de acordo entre partes radicalmente contrárias para por fim ao apartheid. A flexibilidade na condução do movimento é exemplar e também parece espelhar o ubuntu. Mandela se op…
Social Plugin