Poucos como o grupo Deolinda poderiam traduzir tão bem o que significa a desclassificação de Cristiano Ronaldo, Cristiano Ronaldo e Cristiano Ronaldo, além de sua seleção, da copa na África. Não tratasse do pessimismo ibérico, seria um bem-humorado memorial da seleção lusitana.
Os caminhos para o hexa após a próxima fase, cujo adversário será Espanha, Chile ou Suíça: Como primeiro do grupo, enfrentaria o vencedor de Holanda X Eslováquia e o vencedor dos confrontos entre Uruguai X Coreia do Sul e Estados Unidos X Gana. Como segundo, o vencedor de Paraguai X Japão e o vencedor dos confrontos Argentina X México e Alemanha X Inglaterra. Ou seja, se o Brasil perder para Portugal, o caminho será mais duro, e a probabilidade de uma seleção que nunca conquistou a Copa aumenta. ******* Portugal 1 X 0 Brasil As enchentes…
Técnica e política são como água e óleo. Quanto mais técnico é um profissional, menos político é, e vice-versa. E os dois tipos se (des) encontram em todas as esferas. Os críticos dos dois principais candidatos à Presidência de República são acusados de frios e metódicos, pouco amigáveis e de não terem jogo de cintura. E são reconhecidamente competentes. Segundo seus detratores, a maior falha é a incapacidade de aglutinação, ou seja, de fazer política. Dunga está se colocando neste grupo. O técnico da seleção brasileira é irrepreensível ao tr…
Mesmo fora de sua melhor condição Kaká pode, em apenas um lance, definir o jogo. De fato, ainda mais em se tratando do nível equilibrado entre as seleções até aqui. Porém, se não produzir este único lance, a seleção pode perder uma partida. Já vimos isto antes. Duas vezes. Com o mesmo fenômeno. Em 98 Ronaldo foi escalado naquela final apesar da convulsão. Segundo declarou Zagallo, porque o atleta dizia estar recuperado. Mas a cada choque, a cada queda, o resto do time parava, apreensivo, declararam seus próprios companheiros de equipe depois…
E o primeiro jogo da segunda rodada contrariou tudo o que vimos anteriormente. O Uruguai resgatou sua história, um impedimento não marcado definiu a partida e a África do Sul se perdeu completamente. Até a Jabulani, enfim, atendeu a seus criadores.Se há quem não tenha entendido bem ainda do que reclamam os jogadores, basta observar a trajetória da bola no chute de Forlán da entrada da área. Surpresa já na abertura da segunda rodada...
Não houve nada melhor neste início de Copa, em minha opinião, que os bandeirinhas. Os impedimentos foram marcados com precisão rara. Não há como não destacar a decepção com as apresentações das favoritas, com a louvável exceção da Alemanha não pela goleada na Austrália, mas por ter mostrado uma equipe no ponto, técnica e fisicamente. A África do Sul pode não ter atendido a expectativa criada, mas o equilíbrio exibido na estreia em casa mantém a esperança de uma surpresa boa, até pelo mau desempenho da França e a quase burocrática esquadra ur…
A concepção de mercado parece ter contaminado de vez o futebol, a julgar pelas primeiras partidas desta Copa. Nos negócios prevalece o cálculo do risco sobre a possibilidade de ganho. Evitado o prejuízo, o que vier é lucro. Ideia globalizada que se sobrepõe aos princípios culturais. Assim, às cucuias as diferenças nacionais também no futebol. Nada de ousar no ataque - para o mal do espetáculo - nem priorizar a defesa do castelo - para o bem – em se tratando apenas do contraste das escolas sul-americas e europeias. Está universalizada a visão…
Mais que a contusão (?) de Michel Bastos e a dúvida possível na lateral, me importam os treinos da seleção. Vamos lá, de fé em Deus e crença nos médicos e fisiologistas de Kaká, qual seria a alternativa tática do até aqui eficiente time canarinho? Não me deixo enganar pelos maus resultados dos outros favoritos nos últimos amistosos. É tradição européia esconder o jogo antes da estréia em torneios importantes. Em todas as modalidades. Do lado de cá da Tv não vi nada ainda que impedisse o avanço do adversário nas costas de um dos nossos late…
A economia e o mercado financeiro trilham pistas distintas que eventualmente se cruzam. Nos melhores momentos, quando o setor produtivo busca capitalização, lançando todo e/ou qualquer tipo de papel; e nos piores, quando o produtivo está mais interessado em ativos financeiros que na produção. Pior que estes momentos, somente quando a lógica de um e de outro é submetida ao sistema binário. A lógica do investimento, baseada na perspectiva econômica de uma região, setor econômico ou empresa é substituída pelo comprar-vender. Um–zero. Comprar-ve…
Social Plugin