Copa 2018 O lateral Danilo passou mal de nervoso durante o jogo... contra a Costa Rica... O jogador cortado por lesão teve que ser atendido pelo médico da delegação. Mas-o-que-é-isso, pelamor Dideus! Já somos bi mundial em chororô. Há quatro anos a seleção chora cinematograficamente. Até então, as lágrimas marcantes se restringiam a Pelé, na conquista do primeiro título, em 58; depois, Rivellino, na conquista do tri, em 70. Tite: à la Neymar Esse descontrole é anormal e indefensável. A delegação tem por hábito se locomover à…
De repente os primeiros resultados de seu planejamento não condizem com a expectativa, a alternativa é a persistência ou a revisão da estratégia? Em projetos de longo prazo, em que há margem de erro prevista e tempo para avaliar, a razão e a métrica bastam. Mas, e no curto prazo, em que manter a trajetória presumida depende do desempenho exclusivamente humano e a compreensão de que um desvio na previsão é parte da existência? O raciocínio binário, maniqueísta, é habitual e leva em consideração o risco ponderado pelo retorno. Qu…
Copa 2018 - A seleção brasileira jogou o que se esperava dela. No bolão, apostara que terminaria em 0X0. É equipe cuja defesa tem falha de posicionamento, com a lateral aberta nas costas de Marcelo, sem alternativas no banco capazes de mudar a estratégia e dependendo do lance individual de um craque. Contando com a sorte, se não é dia de Neymar, a seleção pena. Os adversários tratam sempre de reduzir o fator sorte parando o camisa 10 com faltas. Tite: agora,só na conversa Foto: Fifa.com O início da partida mostrou o t…
Copa 2018 - Argentina e Islândia (1X1) mostraram o que se esperava que fosse o jogo padrão desta Copa. A defesa bem fechada em duas linhas dificultando a vida dos jogadores mais hábeis, apostando em contra-ataques rápidos bem ensaiados sobre as falhas possíveis dos adversários bem estudados. São disputas que podem se tornar chatas, modorrentas e resultarem em zebras. Messi, anulado e abaixo do esperado Foto:Fifa.com A Islândia não venceu por falta de melhor qualidade técnica da equipe na última assistência. Pesou contra …
Copa 2018 - O primeiro jogo da série A da Copa da Rússia não decepcionou. A começar pelo resultado, 3 X 3. A Espanha encanta com a leveza da equipe e a maestria de Iniesta. Vê-lo jogar vale o ingresso a qualquer preço. Ao contrário do que parte dos analistas acreditava, Douglas Costa completou o que parecia não faltar à Fúria. O atacante enfiado entre os zagueiros criou ainda mais possibilidades para a linha de frente flutuante da seleção. Na função básica da posição, não faltou. Marcou dois. Da entrada da área, com espaço, …
Política O poder central está tomado por investigados por corrupção e integrantes das Forças Armadas. O general do Exército Joaquim Silva e Luna é efetivado no Ministério da Defesa. No mesmo dia, espoca a licitação do Exército para a compra de caviar e bebidas alcoólicas, entre elas, espumantes – o popular champanhe – camarão e salmão. O Comando Militar do Leste, responsável pela licitação, esclareceu à Folha de SP que não se trata de mantimentos para a caserna, apenas para dois hotéis reservados às famílias militares e convidado…
Copa 2018 A vitória da seleção brasileira por 3 X 0 sobre a Áustria no último amistoso antes da estreia da Copa na Rússia foi um bom teste, especialmente no primeiro tempo. A retranca montada pelo adversário deve predominar nesta edição do torneio. A brincadeira acabou no fim do primeiro tempo, quando a Áustria, perdendo por um gol, alterou a estratégia e tentou atacar. Viu-se o porquê de estar fora da competição. Seu ataque é fraco e lento. As poucas boas oportunidades de gol saíram pela direita. Quando Marcelo avança, abr…
Economia O BC convocou às pressas entrevista coletiva para evitar falar em crise cambial. Mas jogou sobre o balcão o fundo soberano, extinto, transformado em reservas. Além dos U$ 380 bi, promete colocar na semana que vem U$ 20 bi em swaps cambiais. Trocando em miúdos, Ilan Goldfajn convocou a coletiva para dizer “pode vir quente que estou fervendo”. A banda especulativa do mercado adora este jogo de forças. Diante da fuga mundial dos emergentes decorrente do teatro de guerra comercial e da alta dos juros americanos, é gasolin…
O amistoso contra a Croácia foi útil para descartar a única alternativa tática profunda apresentada pela seleção até aqui. A formação com três volantes talvez funcionasse se Daniel Alves ainda estivesse no time. Serviriam para cobri os avanços dos alas. Os flancos vinham sendo o calcanhar de Aquiles da equipe da seleção. Tendo apenas Marcelo para cobrir, Casemiro dá conta do recado. Módulo 2 Firmino e Neymar: 2 X 0 O esquema, chamado módulo 2 pela comissão técnica, penaliza o ataque. Gabriel Jesus não está em seu melhor momento…
Social Plugin