Do analista político de um jornalão: “ Marina Silva alcançou-a no primeiro turno, preparando a ultrapassagem previsível nas próximas sondagens, e tem vitória confirmada no segundo turno por 10 pontos de vantagem.” Uau! Só faltou a caxirola.
Os candidatos à Presidência se esforçavam na imagem conciliadora, moderada, centrada nas ideias, sem ataques sujos ou violentos. Deixavam o papel para os militantes virtuais. O jogo mudou. Conflito virou aposta do showbizz no horário nobre. Pegos no contrapé, os protagonistas foram se ajustando no meio do caminho, e vários deslizes e ruídos superaram o conteúdo. A sequência dos fatos mais uma vez favoreceu Marina. Entre os entrevistados do Jornal Nacional, foi quem melhor sabia o que vinha pela frente e mais tempo de prepar…
A corrida eleitoral para a Presidência começa agora. De forma empolgante nas pesquisas e nos debates. Os horários obrigatórios têm sido comerciais espichados, melosos além do razoável na área da emoção, medíocres além do necessário no comprometimento com projetos concretos que ajudem o eleitor a se definir. Os números impelem à ação. O primeiro debate mostrou a maior disposição de confrontar ideias entre os candidatos talvez desde a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1998. No entanto, ainda no terreno da marcação de diferença em r…
Endinheirado e rico são distintos. Um dos obituários de Antônio Ermírio de Moraes conta o costume de frequentar o mercado do Ceasa às 6:30h, quando a maioria da cidade que não dorme dormia. Se não fosse uma das grandes fortunas do país, seria taxado de muquirana. Em seu palácio empresarial, atrás do Teatro Municipal, em São Paulo, recebeu a mim junto de equipe de TV por duas ou três vezes para entrevistas. Eram avaliações sobre os quadros político ou econômico do momento. Nos fins dos anos 80, uma e outra mudavam agudamente da noite…
Fraser: indignada A descoberta de que o técnico de natação australiano banido do esporte com menores por acusações de abuso sexual trabalha no Brasil causou reação no país de origem. Membro da delegação brasileira que disputa o Pan Pacífico, na Austrália, Scott Volkers foi cortado da comissão técnica ao ter credenciamento negado pela organização do evento. Dawn Fraser, ex-nadadora medalhista olímpica pela Austrália, quer que a Federação Internacional de Natação- FINA - casse sua licença internacional de treinador. Volkers trabalha…
Pastor, direita sem frescura nem brutalidade Faltava alguém com o perfil do Pastor Everaldo na gama de opções ideológicas eleitorais. Enfim, uma direita que não baba rancor nem tem vergonha de assumir posturas escamoteadas por outras legendas. Neoliberais assumidos ou enrustidos sonham privatizar o que resta do Estado, mas não têm a coragem do Pastor, sem pudores na defesa de um estado mínimo com meritocracia, dito assim, com todas as letras. No que depender dele, a Petrobrás passará para as mãos do mercado. O candidato, em nome do PSC,…
Não se pode estranhar ou repudiar em um regime democrático o entrevistador retrucar ou desconstruir em frente às câmaras um Presidente da República. É parte da democracia. Mas cortar a fala da mais alta autoridade do país, em seus domínios, diante deum público de mais de trinta milhões de pessoas sem parecer ríspido ou grosseiro, exige muito exercício. O entrevistador parecia ter noção da dificuldade. Preocupou-se com o tato a ponto das perguntas darem voltas quilométricas, roubando tempo da entrevistada. Compensou-a com tempo extra no f…
A aparição de Marina Silva no cenário de possibilidades reais de exercício do poder coloca a população, enfim, no clima eleitoral. Os 21% de preferência mostrados pelo Datafolha se deu na captação de indiferentes ou insatisfeitos com a política. As intenções de voto nulo, em branco e indecisos somados caíram de 27% para 17%. A comoção e a exposição, tanto do falecido Eduardo Campos quanto de Marina, motivaram o eleitor a buscar uma posição na disputa. A diluição do fator emocional com o passar dos dias pode alterar a escolha, especial…
Meu professor de prosódia anglo-saxônica é um alemão há muito vivendo no Brasil, mas ainda com forte apego à raiz. Reto e teimoso, acostumado com máquinas precisas, crê no conjunto de falha humana e aeroporto ultrapassado como causa da queda do avião em Santos. Helmut não admite que aeronave tão moderna falhe. Brasilianista diletante, toma por crendice os testemunhos da bola de fogo cortando os céus antes da queda.
A probabilidade de que o pleito ocorra outra vez em ano que o Brasil sedia a Copa do Mundo, com intempéries climáticas de alto poder eleitoral e morte de um dos principais candidatos é inimaginável. As eleições atípicas merecem olhar à distância e mais atenção aos acontecimentos, sem desvios. Previsões neste contexto não servem para além da vaidade de dizer depois que acertou – com tantos tiros, alguém acertará alguma coisa . Arquitetura de Campos O nome do sucessor de Eduardo Campos na chapa é menos importante do que sua representaç…
A Austrália vetou a participação de técnico da delegação brasileira de natação no Torneio Pan-Pacífico, que sediará no fim do mês. Scott Volkers, australiano, foi acusado no país de abuso sexual de menores. Escapou das condenações, mas seu caso hoje é referência em estudos para mudanças na lei do país que inibam a impunidade. É treinador do Minas Tênis Clube desde 2011, para onde veio depois de considerado “persona non grata” na terra natal. As denúncias, as manobras e a atuação recentes foram tratadas pelo blog em julho. O Minas T…
O candidato do PSB foi formalmente apresentado ao Brasil. Tem fala mansa e aparenta equilíbrio e bom senso. Foi governador de Pernambuco com alta aprovação em fim de mandato e se candidata à presidência para melhorar a vida de todos os brasileiros. Como? O tempo é curto para detalhar projetos, mas faltaram as linhas gerais da mudança de rumos em especial da economia, sua área de formação e por onde marca posição contra o governo. Nem sequer uma palavra sobre propostas para a relação entre o público e o privado nas questões vitais como…
Aécio na bancada do JN A primeira entrevista ao vivo no principal telejornal nacional com os candidatos à Presidência da República deixou muita gente satisfeita. Na maioria, antitucanos, mas houve também a claque animada com o desempenho do candidato preferido. As comemorações de um lado a outro se basearam no clima da entrevista. A quase aspereza dos entrevistadores deu tom ácido e desconfortável às perguntas. A começar sobre o que mudar e como mudar se o candidato tucano prometia manter as conquistas sociais do governo petista. …
Vinde a mim, ó criancinhas. Vinde a mim, ó, criancinhas, ó. Vinde a mim, ó, ó, ó, criancinhas! Vinde a mim, ó, criancinhas, ó,ó,ó... óóóó... ( Parte de coletânea de poemas a ser lançada em breve)
Social Plugin